Pesquisa:
 

Terça-feira, 19 Abril 2011 01:04

RÚSSIA
Pride de Moscovo - à 6ª é de vez?



Ativistas gays vão tentar novamente no próximo mês realizar uma passeata do orgulho gay em Moscovo.


Desta vez, eles estão armados com uma decisão final do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que considera ilegais as proibições de anos anteriores pela cidade.

Em outubro passado, o TEDH determinou que as proibições colocadas pela Rússia estavam em violação da Convenção Europeia dos Direitos Humanos nos domínios da liberdade de reunião e de associação, direito a um recurso efetivo e proibição de discriminação.

O governo russo apelou da decisão à maior câmara do tribunal, mas o pedido foi rejeitado a 11 de Abril, segundo o site do tribunal.

"O acórdão do Tribunal da Câmara de 21 outubro de 2010 tornou-se assim definitiva", relatou o secretário do tribunal.

Em 12 de abril, a organização do Pride LGBT de Moscovo fez um pedido ao departamento de polícia e à câmara municipal para realização da marcha deste ano.

O grupo solicitou a realização de uma "grande evento cultural e educativo", invés de uma "manifestação política" que tinha sido proibida nos últimos cinco anos.

"Eu espero realmente que desta vez o senso comum prevaleça finalmente e os nossos eventos do orgulho LGBT não vão ser banidos pelas autoridades", disse Nikolai Baev co-organizador disse aos sites UK Gay News e GayRussia.ru. "Já tivemos loucura suficiente de proibições, prisões, tumultos e assim por diante. Eu acho que ninguém está interessado em tais coisas ... exceto grupos de extrema direita."

Os eventos dos anos anteriores não autorizados foram atacados por vândalos anti-gay, combatidos por manifestantes religiosos e reprimidos pela polícia anti-motim.

RÚSSIA: Pride de Moscovo - à 6ª é de vez?

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal