Pesquisa:
 

Terça-feira, 19 Abril 2011 01:49

PORTUGAL
Inaugurado primeiro centro de teste rápido do VIH dirigido a HSH



Inaugurou hoje na Travessa Monte do Carmo com a rua Cecílio de Sousa, o primeiro ponto de teste rápido do VIH, anónimo, confidencial e gratuito dirigido a homens que tem sexo com homens, o CheckpointLX.


Com honras governamentais, Ana Jorge, Ministra da Saúde, esteve presente para a inauguração desta iniciativa do GAT - Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA dirigida para a população de homens que tem sexo com homens.

Situado na zona do Principe Real considerado por muitos o bairro gay de Lisboa onde podemos encontrar uma concentração de bares e restaurantes que tem como seus clientes esta população. E este projecto tem como aliados diversos destes locais que estão a promover a sua divulgação.

O CheckpointLX prestará um serviço de teste rápido (disponível em 30 minutos) com o objectivo de contribuir para a detecção precoce do VIH e garantir o acompanhamento, encaminhamento e acesso eficaz ao Serviço Nacional de Saúde de todos que necessitem.

O serviço também presta informação especifica sobre como prevenir a transmissão do VIH. Este projecto contribuirá ainda na concretização dos objectivos a que se propôs o Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção pelo VIH/Sida, no controle da epidemia na comunidade de homens que tem sexo com homens.

Lisboa ganha assim um serviço dedicado há população de homens que tem sexo com homens, num espaço arquitectado por Nuno Rodrigues-Pereira, onde podemos encontrar uma entrada ampla e arejada, gabinetes simples e funcionais, e tudo isto completado por uma iluminação suave e tranquilizante. O CheckpointLX faz lembrar mais um Spa do que um espaço onde vamos fazer o despiste do VIH/Sida. Se calhar devíamos ter este tipo de ambiente em todos os serviços de saúde dedicados à população em geral.

Este é um projecto financiado por empresas farmacêuticas, fundações nacionais e internacionais, o programa ADIS/Sida, e donativos individuais.

Embora o serviço seja dirigido a homens que têm sexo com homens, está de portas abertas para todas as pessoas que precisem dos seus serviços.

Contactos

Travessa Monte do Carmo, nº2; 1200-277 Lisboa; telefone: +351-910693158; www.checkpointlx.com e geral@checkpointlx.com .

Foto-reportagem

Veja a foto reportagem da inauguração em www.portugalgay.pt/extra/checkpoint_lx/ .

PORTUGAL: Inaugurado primeiro centro de teste rápido do VIH dirigido a HSH

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal