Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 18 Abril 2011 18:18

FRANÇA
Piss Christ de Andres Serrano destruída por manifestantes católicos



O trabalho controverso Piss Christ pelo fotógrafo de Nova York, Andres Serrano foi destruído numa galeria em França depois de semanas de protestos.


A fotografia, que mostra um pequeno crucifixo imerso num copo de urina do artista, indignou a direita religiosa nos EUA em 1987, quando foi exibida pela primeira vez. Foi depois vandalizada na Austrália, e neo-nazistas saquearam um evento do artista na Suécia em 2007.

O trabalho já tinha sido apresentado em França anteriormente sem problemas.

Mas desta vez diversos grupos católicos fizeram campanha ativa contra a obra que culminou em centenas de pessoas marchando em protesto na cidade de Avignon este sábado.

Mas ao final da manhã de domingo quatro pessoas de óculos escuros entraram no espaço da galeria com o propósito de destruir a obra. Uma das pessoas atacou um segurança sob ameaça de um martelo, e os outros três membros conseguiram quebrar a protecção de acrílico da obra e rasgar a foto.

Piss Christ faz parte de uma série de fotos com objetos religiosos submersos em líquidos orgânicos como sangue e leite.

Além do arcebispo de Vaucluse, Jean-Pierre Cattenoz, que classificou a obra de "odiosa" a Frente Nacional de extrema-direita também se manifestou contra a exposição. Os organizadores da exposição tinham aumentado o nível de segurança da mesma com dois guardas e uma caixa de plexiglass de protecção, mas mesmo assim não foi suficiente para este ataque.

O ministro da cultura, Frédéric Mitterrand, condenou o ataque às liberdades fundamentais de criação e expressão. A galeria e seguranças apresentaram uma queixa na policia.

A exposição "I Believe in Miracles" foi inaugurada em dezembro e vai continuar aberta ao público no museu de arte contemporânea de Avignon até Maio, incluindo a obra destruída.

FRANÇA: Piss Christ de Andres Serrano destruída por manifestantes católicos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal