Pesquisa:
 

Terça-feira, 10 Maio 2016 14:13

PORTUGAL
QueerLisboa20 está aí à porta



As submissões de filmes para o Queer Lisboa 20 e para o Queer Porto 2 terminam a 3 de junho.


O prazo está quase a chegar ao fim, mas todos os realizadores, produtores e distribuidores que estejam interessados em integrar as próximas edições dos festivais ainda vão a tempo de ter os seus filmes no Queer Lisboa 20 e no Queer Porto 2.

Apenas as produções de 2015 ou 2016 são elegíveis para as secções competitivas, mas também podem enviar filmes de qualquer ano de produção que podem integrar outras secções de ambos os festivais. De salientar que o Queer Lisboa e o Queer Porto aceitam filmes de ficção, documentários, títulos de cariz experimental e de animação, nos formatos de longa e curta-metragem.

Este ano o Queer Lisboa celebrará 20 anos e realiza-se de 16 a 24 de setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, estando a sua programação estruturada nas seguintes secções: Competição de Longs-Metragens, Competição de Documentários, Competição de Curtas-Metragens, Competiçao In My Shorts, Competição Queer Art, Panorama, Queer Pop e Hard Nights.

O Queer Porto 2 terá lugar no Teatro Municipal Rivoli, Mala Voadora, Maus Hábitos e Galeria WrongWeather, de 5 a 9 de outubro. A programação do festival divide-se nas secções: Competição Oficial, Competição In My Shorts e Queer Pop.

RTP 2 assinala 17 de Maio com filme "Julia"

A 17 de maio a RTP 2 assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia com a transmissão de "Julia", documentário realizado pela fotógrafa e cineasta J. Jackie Baier, que em 2014 venceu o prémio de Melhor Documentário do Queer Lisboa 18 “pela sua aliciante análise de uma personagem à margem da sociedade, sem qualquer julgamento moral”, disse o júri. O filme passa às 23:20.

Durante mais de dez anos J. Jackie Baier seguiu Julia K, uma transsexual natural de Klaipeda, na Lituânia, estudante de artes, que se muda para Berlim, acompanhando ao longo desse período a sua vida e dificuldades como prostituta e uma pessoa não-conformista que nunca assinou qualquer contrato social.

Uma história de desenraizamento, de pertença, de autodescoberta e raiva.

QueerLisboa no Sicilia Queer Film Fest

O reconhecimento do evento QueerLisboa tem-se traduzido em diversos moldes um deles o convite a João Ferreira, diretor artístico dos festivais Queer Lisboa e Queer Porto, para integrar o Júri do Sicilia Queer Film Fest, que arranca a 29 de maio e se prolonga até ao dia 5 de junho.

Além de João Ferreira, o júri desta sexta edição do Sicilia Queer Film Fest será ainda composto pelo artista libanês Roy Dib (de quem o Queer Porto passou a vídeo instalação A Spectacle of Privacy, em 2015), o escritor italiano Giorgio Vasta, a atriz francesa Valérie Donzelli e a atriz alemã Victoria Schulz.

QueerLisboa no Festival de Cannes

A 11 de maio arranca a 69.ª edição do Festival de Cannes, que estará a decorrer até 22 de maio. João Ferreira, diretor artístico e programador do Queer Lisboa e do Queer Porto, estará presente no festival francês, com especial atenção aos filmes que este ano concorrem à Queer Palm. De lembrar que João Ferreira integrou o júri do Queer Palm na edição de 2014 do festival.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal