Pesquisa:
 

Segunda-feira, 9 Maio 2016 14:49

BAHAMAS
Deputado bahamiano quer pessoas trans exiladas em ilha



Um deputado bahamiano afirmou na última segunda feira que as pessoas trans deviam ser exiladas numa ilha.


A transfobia reveste-se de muitas formas e revela-se de inúmeras maneiras, desde o simples bloquear no FB pessoas trans com posições críticas ou que não se calam com verdades inconvenientes, ou a assimilação das identidades trans pela homossexualidade, obliterando a transfobia pela homofobia, até situações extremas, como algumas leis estatais norte-americanas que querem proibir pessoas trans do simples acto de se ir a um WC fazer necessidades fisiológicas ou até a comentários caricatos, como comparar a “ameaça” do acesso de pessoas trans a WCs ao estado islâmico, ou como este exemplo que se segue.

As Bahamas ou Baamas, oficialmente Comunidade das Bahamas, são um país insular constituído por mais de 3 000 ilhas, cayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola (ou "Hispaniola"), na qual se situam o Haiti e a República Dominicana, com a capital em Nassau.

De acordo com o Bahamas Tribune, o deputado Leslie Miller terá afirmado que contribuiria com 1.000 dólares americanos para um esforço de realojar as pessoas trans numa ilha, acrescentando que “Deus poderia vir agora e acabar com o mundo” porque o que elas (trans) fazem “vão contra a Sua vontade”.

Como seria de esperar, estas afirmações foram sentidas de forma ultrajante pelos activistas LGBT das Bahamas.

A presidente da Bahamas Transgender Intersex United, Alexus D’Marco considerou desde Nassau, numa entrevista telefónica com o Washington Blade, que “não foi uma piada”.

Erin Greene, uma activista Bahamiana pelos direitos LGBT, descreveu os comentários de Miller, também telefonicamente ao Washington Blade, como “discurso de ódio” e “extremos e perigosos”. “Em resposta devemos ser compassivos e respeitadores. Não queremos tratá-lo da mesma maneira com que nos trata”.

Miller foi eleito por Tall Pines, em New Providence, a ilha onde Nassau se situa. É membro do mesmo partido que o primeiro ministro Perry Christie, o Partido Progressista Liberal. Por sua vez, o presidente do Partido, Bradley Roberts, distanciou-se dos comentários de Miller.

“Primeiro deixem-me dizer que nunca disse que falava pelo partido”, afirmou Miller ao Bahamas Tribune na Terça-feira, “Eu falava em nome do povo das Bahamas”.”Não tenho nada contra estas pessoas” acrescentou, “O que digo é se querem viver esse estilo de vida, guardem-no para vocês. Não apareçam gabando-se tão alto e bravamente. É como se estivessem a impôr a vossa vontade a nós”.

Os comentários de Miller vêm de encontro ao contexto de um falhado referendo de 7 de Junho que garantiria a igualdade entre homens e mulheres na constituição das Bahamas.

Opositores argumentaram que a proposta se estenderia ao direito a casamento entre casais do mesmo sexo, pese embora que a lei bahamiana defina casamento como entre um homem e uma mulher.

A lei anti-discriminação e de crimes de ódio bahamiana não inclui a orientação sexual ou a identidade de género. Relações homossexuais consensuais sao legais.

D’Marco é presidente da D’Marco Foundation, que luta em apoio a pessoas LGBT e pessoas com HIV nas Caraíbas, sendo também consultora de viagens direccionada a promover o turismo LGBT nas Bahamas. A Bahamas Transgender Intersex United lançou no mês passado a campanha “Bahamian Trans Lives Matter,” que procura estender direitos labrais e sociais a bahamianos trans e intersexo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal