Pesquisa:
 

Terça-feira, 5 Agosto 2008 14:26

SUÉCIA
Europride manchado por ataques homofóbicos



Uma série de ataques homofóbicos mancharam os 10 dias de celebrações do Eurpride que aconteceu este ano em Estocolmo de 25 de Julho a 3 de Agosto.


No dia 27 de Julho, dois homens que tinham acabado de dar um beijo foram esfaqueados e os seus telemóveis roubados na área de Tantolunden por indivíduos que gritaram insultos homofóbicos. Uma das vítimas ficou seriamente ferida.

No dia 30 de Julho, dois homens foram assaltados no exterior de uma loja de conveniência no centro da cidade também por indivíduos que gritaram insultos homofóbicos. Tiveram apenas ferimentos ligeiros. Três suspeitos com idades entre os 17 e 20 anos foram presos pela polícia.

Os dois incidentes foram classificados como crimes de ódio pela polícia, segundo a publicação "The Local" de Estocolmo.

Além destas agressões, três igrejas Luteranas foram vandalizadas devido à participação da Igreja da Suécia no Europride. Os edifícios e zonas circundantes foram cobertas com flyers condenando a homossexualidade e os eventos do orgulho lgbt. Os flyers vinham assinados por "Cristãos ortodoxos".

No dia 2 de Agosto cerca de meio milhão de pessoas estiveram presentes na marcha do Europride, contrariando a chuva forte que marcou o dia.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal