Pesquisa:
 

Terça-feira, 4 Agosto 2009 11:53

REINO UNIDO
Pride de Belfast acontece, mesmo com oposição de cristãos



Um grupo de 70 cristãos não foram suficientes para evitar que os 6000 participantes marchassem nas ruas de Belfast.


Além do grupo da Sandown Free Presbyterian Church que protestou em frente à Catedral de St. Anne, outro grupo mais pequeno manifestou-se em frente à câmara municipal.

O líder do grupo de cristãos, David McIlveen disse ao Belfast Telegraph que "Esta é uma parada ofensiva que não tem cabimento em qualquer festividade de Belfast". À parte das palavras o grupo manifestou-se de forma pacífica. McIlveen e a sua organização são conhecidos pelas suas tomadas de posição homofóbicas incluindo publicação de anúncios "contra a sodomia" em jornais. Mas estas não são as únicas posições controversas deste grupo. Em 2006 a BBC investigou uma situação em que a organização cristã acusou uma rapariga de "adultério", embora a rapariga tivesse 13 anos e o homem com quem cometeu o pecado era casado e com 22. Os representantes da organização apareceram no programa da BBC a acusar a rapariga de adultério e "sedução".

Esta é a segunda edição do Belfast Pride sem incidentes, nos anos anteriores as questões da religiosidade cristã originaram alguns problemas. Em 2006 alguns membros da mesma igreja que se manifestou agora distribuíram cópias de passagens ofensivas para os LGBT da Bíblia, e em 2007 foi a vez de um manifestante ter um cartaz a dizer "Jesus is a fag" (algo como "Jesus é uma bicha"). O cartaz originou protestos dos vereadores da cidade.

A parada acontece desde 2001, sempre com grupos de pressão cristãos a tentarem proibir a realização da mesma na maior cidade da Irlanda do Norte.

REINO UNIDO: Pride de Belfast acontece, mesmo com oposição de cristãos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal