Pesquisa:
 

Sexta-feira, 3 Maio 2013 02:37

EUA
Rhode Island é 10º estado dos EUA com igualdade no casamento



Na batalha entre a discriminação e o amar, vence o amar, este é o veredicto em mais um estado americano.


Rhode Island confere desde ontem o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, igualando legalmente gays e lésbicas com os casais heterossexuais.

Rhode Island torna-se assim o décimo Estado dos Estados Unidos América a proporcionar a igualdade no acesso ao casamento civil, passando assim a barreira dos 50 milhões de americanos mais iguais entre si. Cerca de 16% do total da população dos EUA passa a estar em legislaturas com igualdade no casamento para gays e lésbicas, se bem que as sondagens mais recentes apontem que mais de 50% dos cidadãos são a favor da mudança.

A decisão tomada em Rhode Island foi possível graças ao apoio bipartidário, resultando na lei que foi assinada nas escadas Rhode Island State House pelo Governador Lincoln Chafee.

Este resultado obtido é também o desejado pelos ativistas LGBT no final de Junho próximo na decisão do Supremo Tribunal em dois casos relacionados que tem para avaliação.

Os casos que o Supremo tem em mãos incluem Hollingsworth versus Perry, que questiona a constitucionalidade da Proposição 8, presente no estado da Califórnia e United States versus Windsor, que desafia a chamada lei de Defesa do Casamento.

Em ambos os casos, e com os avanços recentes de alguns Estados, as associações LGBT esperam que o Supremo decida seguindo o mesmo raciocínio dos atuais dez estados que já permitem o casamento entre casais do mesmo sexo.

Os casais de Rhode Island que pretendam “dar o nó” já podem pedir as suas licenças de casamento para se casarem a partir do dia 1 de Agosto de 2013.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal