Pesquisa:
 

Segunda-feira, 29 Abril 2013 23:29

EUA
Jogador da NBA afirma-se homossexual



Joson Collins de 34 anos diz que se sente muito bem sendo quem é: um jogador da NBA, negro e homossexual.


Numa entrevista que deu à “Sport Illustrated” disse não ter intenção de ser o primeiro jogador abertamente gay na NBA mas, agora que o é, sente-se contente por começar o debate.

Mas Collins não esperou muito para receber mensagens de apoio: o pai de uma colega sua da universidade disse “É um momento importante para o desporto profissional e histórico para a comunidade LGBT. Espero que todos, em especial os seus colegas, a imprensa e os adeptos lhe dêem o apoio e o respeito que merece. Tenho orgulho em chamar-lhe amigo”. Colega sua que é filha do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.

Entre as inúmeras mensagens de apoio que Collins recebeu provenientes de outros desportistas destacamos a mensagem da basquetebolista portuguesa Ticha Penicheiro que, via Twiter, disse, “é preciso ser um homem forte, com personalidade forte para fazer o que Jason Collins fez, BRAVO!”.

Todas as mensagens são importantes mas as que surgem dos nossos pares são sempre mais especiais. Assim o comissário da NBA, David Stern, diz que Collins e o seu irmão gémeo são “membros exemplares da nossa família”, e depois de Stern outras personalidades do basquete manifestaram-se no mesmo sentido, entre elas está aquele que é apontado como a estrela maior depois de Machiel Jordan. Kobe Bryant escreveu no seu Twiter “Orgulho. Não sufoques quem és por causa da ignorância dos outros.”

Hoje Bryant manifesta-se ao lado de Collins, mas no passado foi punido por chamar “maricas” a um árbitro. Depois de algumas acções de sensibilização Bryant tem-se manifestado no sentido de alterar mentalidades. Alguns meses atrás um fã seu insultou um utilizador do Twiter chamando-o de “gay”. Bryant pediu que o fã retirasse o insulto do Twiter e do seu vocabulário, dizendo-lhe que usar o insulto, chamando alguém de gay como forma de o diminuir “is not cool”.

É desta forma que Collins com a sua postura dá um passo em frente na aceitação de atletas homossexuais no basquetebol profissional masculino nos EUA, e no desporto em geral.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal