Pesquisa:
 

Quinta-feira, 3 Março 2011 11:58

EUA
Supremo defende direito a manifestações homofóbicas durante funerais



Um grupo de fundamentalistas cristãos anda pelos EUA a perseguir funerais de militares para passar a sua mensagem homofóbica. O supremo tribunal veio agora confirmar-lhes esse direito.


O pequeno grupo de fundamentalistas cristãos, quase todos com laços familiares entre si, tem andado ocupado a transmitir a homofobia de todas as formas possíveis, incluindo em funerais de jovens que morreram no Iraque.

Foi o caso de Matthew Snyder, um oficial da marinha de 20 anos cujo funeral em 10 de Março de 2006 foi alvo de manifestantes com cartazes anti-gays. O pai de Snyder decidiu processar o fundador da igreja.

O militar em causa não era homossexual mas para os membros do grupo fundamentalista não faz diferença: para eles as mortes dos militares dos EUA são a vingança de Deus pela tolerância do país à homossexualidade.

O tribunal supremo decidiu por 8 votos contra 1 que os fundamentalistas cristãos homofóbicos têm o direito de se manifestarem pacificamente sobre uma questão pública num local público junto a uma via pública. Tal é possível devido à proteção da Primeira Emenda constitucional.

O tribunal referiu que os manifestantes mantiveram a distância à igreja onde decorria o serviço e não interferiram fisicamente com o serviço além que que os cartazes só estavam parcialmente visíveis para os que estavam no funeral.

O grupo de fundamentalistas também tem apontado o dedo a outras instituições. Além dos militares até a Igreja Católica foi alvo da ira do grupo Batista Cristão com menos de 100 membros.

Entretanto diversos estados têm leis que limitam as manifestações a uma distância de 30 metros do funeral e cortejo fúnebre. Tais leis deverão manter-se em vigor mesmo depois desta decisão.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal