Pesquisa:
 

Quinta-feira, 3 Março 2011 15:18

ALEMANHA
Igreja Católica sugere 5000 euros de indemnização a vítimas de abuso sexual



A Igreja Católica alemã anunciou que pretende atribuir indemnizações de até 5000 € a vítimas de abuso sexual, um valor classificado de "vergonhoso" e "mesquinho", pela associação de vítimas.


A Igreja oferece "compensação financeira de até 5000 euros por vítima", disse em comunicado a Conferência Episcopal alemã. As vítimas podem pedir por escrito a sua compensação já a partir de 10 de Março.

Segundo a Igreja as dioceses e ordens religiosas envolvidas nos casos de violência sexual já pagaram custos elevados de terapia para as vítimas, mas não põe de parte a possibilidade de indemnizações superiores em "casos particularmente graves".

Um fundo de 500000 euros foi disponibilizado para financiar ações de prevenção de futuros abusos quer dentro de instituições religiosas como fora das mesmas.

As associação "Eckiger Tisch" pediu 80000 euros por vítima e classificou a proposta da Igreja Católica de "vergonha" e "mesquinha".

Mesmo representantes do partido de Angela Merkel vieram a público defender valores no mínimo de 25000 euros.

A Alemanha descobriu nos últimos anos diversos escândalos sexuais em escolas católicas do país incluindo colégios de referência da elite nacional. Um número reduzido de casos também foram indicados posteriormente em instituições não católicas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal