CARACTERIZAÇÃO DO ESPECTÁCULO
12ª Produção Teatro Aramá
Peça: "Corações de Papel" (adaptação de "Torch Song Trilogy")
Autor: Harvey Fierstein
Tradução: Lina Paula Pinto
Adaptação/Encenação/Cenografia: Joclecio Azevedo
Iluminação: Sónia Esteban
Figurinos: Paula Rocha
Música: Cristina Bacelar
Execução Musical: Cristina Bacelar, Álvaro Ramos e Inês Meneres
Interpretação: Anabela Nóbrega, André Baptista, Lina Paula Pinto, Pedro Lino, Rodrigo Fernandes e Tó Maia
Sonoplastia: Álvaro Ramos e Filipe Silva
Design Gráfico: Pedro Marques
Fotografia: Eva Angelo
Produção: Lina Paula Pinto, Tó Maia
HORÁRIO
Todos os dias - às 21.45h
Estreia no Porto: 20 Outubro 2000
Local: Teatro Latino (Rua Sá da Bandeira, 103)
Espectáculo para maiores de 16 anos
APOIOS
Câmara Municipal do Porto
Instituto Português da Juventude
Atitudes
Cooperativa Gesto
Portugal Gay
A PEÇA
"Corações de papel" ("Torch Song Trilogy"), constituída por três peças e um acto, International Stud, Fugue in the Nursery, Widows and Children First, transporta-nos a um universo de relações onde se jogam tensões entre preconceitos e direitos, tanto a nível social, como emocional ou sexual.
Numa luta de construção e afirmação do verdadeiro ser, as personagens vão revelando a sua ânsia de atingir ou definir outros valores e ideias universais, na maioria das vezes negados.
O espectáculo procurará desmistificar os diversos conceitos colhidos em sociedade para identificação de um comportamento social supostamente diferente mas obviamente semelhante, assim como atender a todo o público que acredita na força dos sentimentos humanos em todas as suas manifestações.
HARVEY FIERSTEIN
Dramaturgo, actor, produtor norte-americano nascido em 1954.
Tendo estudado no "Pratt Institute", Fierstein estreou-se como actor em 1971 na produção de Andy Warhol "Park", no La Mama. Obteve súbita fama em 1981 com o sucesso de "Torch Song Trilogy". Uma peça que apresenta várias perspectivas da homosexualidade masculina e que após a estreia no teatro off, venceu o Tony de melhor peça do ano em 1983.
Com o sucesso desta peça e da adaptação musical do seu livro "La cage aux folles" ("A gaiola das loucas"), em 1983, Harvey Fierstein tornou-se o dramaturgo de temática gay com maior sucessso na Broadway.
Em 1989 "Torch Song Trilogy" foi adaptado ao cinema (em português com o título "Corações de Papel"), numa realização de Paul Bogart, tendo como protagonista o próprio Harvey Fierstein.