Inflamação da entrada do útero
Informação básica
A Cervicite é a inflamação da mucosa endocervical (entrada do útero) provocada por vários tipos bactérias. Normalmente revela-se por sangramento da zona ou por corrimento (observados durante um exame médico).
O que é a cervicite?
Pode ser um sinal da Clamídia ou Gonorreia que são DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) graves. Algumas mulheres tem cervicite porque a zona em causa tem mais tecido que o normal se bem que não exista nenhuma doença. É difícil saber se tem cervicite pois muitas vezes não existe sintomas visíveis do exterior mesmo quando há infecção com Clamídia ou Gonorreia.
Qual o tratamento para a cervicite?
Se existe uma possibilidade de ter sido exposta a alguma bactéria como a Gonorreia pode ser iniciado o tratamento das mesmas mesmo antes de confirmação dos testes.Os seus parceiros sexuais devem ser examinados e tratados se necessário.
A cervicite é um problema grave?
Sim. Algumas bactérias (como a responsável pela Gonorreia) podem originar a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) uma infecção grave. Os danos podem causar esterilidade e outros problemas na gravidez.
Como evitar o contágio?
fale sobre as DSTs com o seu parceiro
fale acerca da suas intenções de ter sexo protegido (preservativo masculino ou feminino)
sugira um teste a várias DSTs para ambos antes de terem relações sexuais (lembre-se, no entanto, que existe um período que varia de dias até 6 meses em que muitas DSTs não são identificáveis num teste embora estejam presentes)