A clamídia é uma DST causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e pode afectar homens e mulheres.
Informação básica
A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, sendo causada pela bactéria
Chlamydia trachomatis. A maioria das pessoas é infectada durante o sexo, quer este seja vaginal, anal ou oral, sendo a sua transmissão facilitada pela ausência de sintomas, principalmente nas mulheres.
Causas
Os
sintomas da clamídia ocorrem apenas em 3 em cada 10 mulheres infectadas e em 5 em cada 10 homens infectados. É comum, no caso de se desenvolverem sintomas, que estes ocorram algumas semanas ou até alguns meses após a infecção.
Nas mulheres os sintomas incluem:
Corrimento vaginal
Dor ao urinar
Dor e desconforto no baixo abdómen
Nos homens os sintomas incluem:
Dor ao urinar
Corrimento pelo pénis
Dor e desconforto na ponta do pénis e nos testículos
Tratamentos
O tratamento da clamídia é simples e eficaz e deve ser iniciado o mais cedo possível, caso ocorram sintomas ou após testes que comprovem a presença da doença. O tratamento é feito através do
antibiótico Azitromicina ou Doxiciclina, sendo importante para reduzir o risco de complicações no futuro.
Durante o tratamento deve ser evitado o contacto sexual, bem como o(a) parceiro(a) deve ser testado(a), para que possa receber tratamento no caso da presença da infecção.
Após o tratamento devem ser feitos novos testes para assegurar que a doença está curada, quer estes consistam numa análise à urina, quer em amostras da uretra nos homens e do cérvix nas mulheres.
Complicações
Se deixada por tratar a clamídia pode dar origem a problemas de saúde graves.
Nas mulheres, esta infecção pode causar doença inflamatória pélvica, o que por sua vez pode danificar as trompas de falópio e causar infertilidade, bem como provocar o parto prematuro e aumentar o risco de gravidez ectópica.
Nos homens, a clamídia pode causar uretrite, inflamação da uretra, bem como epididimite, levando à inflamação do tubo que conduz o esperma a partir dos testículos, e proctite, inflamação do recto.
Informação disponibilizada por euroclinix.com.pt.