Comunicado Oficial #gayteenportugal
A coordenação do canal de IRC #gayteenportugal vem manifestar a sua posição face às associações que têm sido feitas entre homossexualidade e práticas de abuso sexual de menores.
Congratulamos toda a Comunicação Social pela atenção e pelo trabalho dispendido na investigação e exposição de acontecimentos relacionados com abuso sexual de menores. O papel da Comunicação Social na denúncia pública é de extrema importância.
O #gayteenportugal condena veementemente qualquer forma de abuso sexual de menores, sendo a prevenção desse crime uma prioridade no nosso espaço virtual.
Face a todo e qualquer crime sexual, consideramos igualmente importantes toda a atenção médica e psicológica junto das vítimas de abuso sexual, o apuramento e punição dos responsáveis pelos casos de abuso, bem como a intervenção psicoterapêutica junto dos agressores, de forma a impedir a sua reincidência.
Lamentamos e sentimo-nos profundamente indignados quando nos confrontamos com associações abusivas e desprovidas de sentido entre homossexualidade e abuso sexual de menores. No decorrer das passadas semanas, a Comunicação Social tem veiculado algumas destas confusões.
A promoção da saúde sexual é um dos objectivos do #gayteenportugal. Os utilizadores deste canal pertencem a uma faixa etária particularmente sensível à opinião pública e é nosso dever esclarecer os que para ela contribuem. A alimentação de crenças erradas e ilógicas que “todos os homossexuais abusam de menores” ou que “a homossexualidade é consequência de abuso sexual” não ajuda a um desenvolvimento intelectual e sexual saudável. Ao combater estas crenças erradas, estamos todos a facilitar a aceitação e vivência saudáveis da orientação sexual dos adolescentes e jovens adultos.
Nesse sentido, pedimos a vossa ajuda e fazemos as seguintes recomendações, no âmbito do rigor imposto pelo código de ética da Comunicação Social:
Uma relação sexual entre homens ou entre mulheres assume que os indivíduos nela envolvidos têm uma idade legal de consentimento. Uma relação sexual abusiva e criminosa pressupõe que, pelo menos, um dos indivíduos envolvidos não tem idade legal de consentimento. Neste sentido, recomendamos que a palavra “homossexual” não surja associada a palavras como “abuso”, “agressão”, “pedofilia”, “crime” ou “violação”. Este cuidado é importante para que não se confunda actos legais (relações homossexuais) com actos criminosos (abusos sexuais).
Agradecemos toda a atenção dada a este comunicado e também todo o cuidado que tiveram e que terão, eventualmente, na exposição de quaisquer casos de abuso sexual de homem sobre homem ou de abuso sexual de homem sobre criança.
Tendo em conta estas recomendações, a Comunicação Social poderá orientar a opinião pública para a problemática em causa, prevenindo associações lamentáveis que reflectem apenas sensacionalismo.
Pel’ A Coordenação do #gayteenportugal
PopCam
(nickname de IRC)
irc.ptnet.pt #gayteenportugal
gayteenportugal@netcabo.pt
http://www.gtp.pt.vu
O #gayteenportugal é um canal de IRC sitiado na rede nacional de chat – a Ptnet –, cujo objectivo é disponibilizar um local virtual de convívio e encontro para adolescentes e jovens adultos homossexuais. Somos a maior estrutura humana organizada, em Portugal, que representa esta comunidade. Pretendemos fomentar uma vivência saudável da sexualidade dos nossos utilizadores, ao mesmo tempo que lutamos contra a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de género.