Uma das novas leis obriga as candidatas transexuais a viverem na pele do género pretendido durante, pelo menos, um ano, devido a receios de que algumas pacientes se precipitem para a cirurgia.
Mulheres transexuais e transgénero são uma visão comum na Tailândia, surgindo em telenovelas e trabalhando em todos os níveis sociais de Bangkok. Um concurso de beleza transexual realizado anualmente leva milhares de pessoas à cidade à beira-mar de Pattaya.
Nos últimos dois anos, uma epidemia de cirurgias, entre jovens, alarmou a comunidade médica e despoletou o novo conjunto de leis.
O Dr. Sampandh Komrit do Medical Council of Thailand afirmou que a nova legislação entrou em vigor na quarta-feira e exige que a candidata espere um ano depois de ter decidido submeter-se à CRS. As candidatas devem ser maiores de 18 anos e devem vestir-se de mulheres durante o ano precedente à cirurgia.
É também exigida uma avaliação psiquiátrica prévia à cirurgia, e a continuação das consultas psiquiátricas após a mudança de sexo.