A referência foi eliminada do International Covenant on Economic, Social, and Cultural Rights (ICESCR), que estipula que os seus membros "tomem acções que garantam que os direitos enunciados no presente Pacto sejam exercidos sem qualquer tipo de discriminação, tal como raça, cor, sexo, língua, religião ... ou outro estado."
O General Comment 20 agora votado retira as menções à orientação sexual e à identidade de género visto considerar que a frase "outro estado" inclui estas categorias.
Nem a "orientação sexual", nem a "identidade de género" se encontravam incluídas na lista estabelecida de categorias de não-discriminação.
Austin Ruse, presidente do Catholic Family and Human Rights Institute (C-FAM), afirmou à LifeSiteNews que "esta foi uma grande vitória para a família e para a lei natural, e uma bofetada na face dos radicais".
Ruse afirmou também que "assume-se em certos círculos que a agenda homossexual é imparável. Não o é. Pode ser parada onde quer que boas pessoas de unam pela verdade".