O caso aconteceu no Domingo dia 30 de Agosto pelas duas e meia da manhã. William Karman, polícia do San Francisco Police Department, respondeu a uma chamada de assalto na zona de Main and Park.
Ao chegar à zona, foi informado que três homens assaltavam um quarto homem. Conforme se aproximou do local, dois dos suspeitos entraram numa viatura SUV branca e fugiram.
Ficou um dos suspeitos, Jesse Ramon de 22 anos, que, em cima da vítima, a ameaçava brandindo uma arma. Conforme o polícia lhe ordenou que largasse a arma, o assaltante levantou-se a iniciou uma aproximação ao agente de arma em riste.
O agente Karman disparou então dois tiros contra o assaltante. Ao ver que ele não se detera, disparou mais três tiros. Foi então que o assaltante se deteve.
No meio da confusão, Whitehead foi atingido mortalmente por uma das balas disparadas pelo agente. Ainda foi transportado com vida para um hospital, apresentando feridas resultantes do assalto, e um único ferimento de bala no peito, mas faleceu cerca de três horas depois.
A SFPD iniciou um inquérito para apurar se foi cometida alguma irregularidade.