Procedeu-se à entrega dos prémios e depois à exibição do filme de encerramento, “Out In The Dark”. Contudo o dia de sábado foi repleto de emoções e proporcionados por excelentes filmes, diríamos mesmo que o melhor ficou para o fim.
Assim o PG neste último dia de festival esteve nas “Curtas In My Shorts 2” e visionamos diversos filmes dos qual destacamos “O Segredo segundo António Botto”, “Five Dances” uma longa-metragem inserida na secção panorama, “Gore Vidal: The United States of Amnesia” um documentário sobre um homem que marcou o pensamento na América e sobre ela, e por último inserido na secção Queer Art o filme documentário “Bette Bourne It Goes With The Shoes”, e claro está, o filme de encerramento “Out In The Dark”
Uma selecção extraordinária de filmes reservados para este dia que só pecaram unicamente por terem algumas sobreposições e ser impossível uma pessoa sozinha poder ver todos.
Bette Bourne It Goes With The Shoes
Fala-nos de uma pessoa trangénera, reconhecida no Reino Unido pelo seu talento como ator nos meios mais mainstream mas também pela sua irreverência e activismo pelos direitos das pessoas LGBT mais concretamente nos anos 70 e 80, Bette Bourne é um ícone.
Todo o documentário é repleto de história contada com humor num passeio por vários cenários até mesmo pelo palco.
De retirar do filme a descriminação que Bette sofreu, uma autoridade ordenou a Bette que tirasse um determinado chapéu que usava e que segundo a autoridade não estava conforme, e Bette numa resposta de elegância e protesto recusa-se a tirar o dito chapéu argumentando que não o pode fazer porque o mesmo combina com os sapatos. E este momento resume Bette Bourne: elegante mas determinada.
Five Dances
Um filme de ir às lágrimas, pela inocência da personagem principal, um bailarino numa pequena companhia de dança, que a determinada altura é visto pelo seu colega como objecto de desejo e afeto.
Mas tudo é novo para ele, e mais que novo a sua personagem é repleta de inocência o medo dos sentimentos desconhecidos até então.
A aproximação dá-se entre os dois por meio da dança, um toque, uma rejeição, um segundo toque e uma rejeição menos agressiva que resulta finalmente num beijo, e segue depois uma relação afectiva amorosa e sexual intensa.
Five Dances é simplesmente um filme doce que fala de amor, enfeitado com dança em coreografias harmoniosas.
O Segredo Segundo António Botto
Uma curta metragem de 12 minutos de produção portuguesa que nos ficciona um hipotética relação homo-afectiva entre António Botto e Fernando Pessoa.
Uma relação mantida por meio de cartas de amor. Poemas que traduzem a admiração e o amor que Botto terá sentido por Pessoa, cartas que na verdade nunca existiram.
Um filme bem conseguido de imagem limpa de texto cuidado leva-nos à época romântica.
Gore Vidal: The United States of Amnesia
Gore Vidal é talvez o crítico mais visível do sistema político dos Estados Unidos da América, um icone daqueles bem, bem, bem incomodativos para o status quo. O filme documental passeia entre os testemunhos de amigos, e imagens de entrevistas e debates televisivos com Gore e os seus oponentes.
Critico até ao último momento Gore vivia entre os EUA e a sua casa com vista paradisíaca para o Mediterrâneo.
Pelo meio percebemos os mecanismos de formatação da sociedade, que nos diz e mostra que nada vem de graça, e que sempre há um preço a pagar pelo poder.
Gore Vidal faleceu a 31 de Junho de 2012 contava 80 anos de idade, e deixou para trás um legado escrito de excepção.
Out In The Dark
A história começa com um tema que é já quase um clássico no cinema israelita: um jovem palestiniano tem um romance com um jovem israelita. Mas "Out In The Dark" destaca-se não só pela forma equilibrada e dramática como conta a história, mas também por por o "dedo na ferida" nos vários dramas que tocam a juventude LGBT quer do lado de Israel, quer do lado da Palestina. Pelo meio um casal que vive um amor que apaixona o público, mas que parece ser rejeitado pela maioria da sociedade em sua volta.
Queer Lisboa 17
Este foi o Queer Lisboa 17, que uma vez mais superou todos os números de afluência, o recorde estava batido ao meio dia de sexta-feira quando mais de oito mil pessoas já tinham passado pelo São Jorge numa edição que classificamos como a melhor desde que o evento marca presença no calendário Lisboeta e do país.
Terminamos deixando-vos os vencedores nas diferentes categorias.
Competição para a Melhor Longa-Metragem
Melhor Longa-Metragem: A Fold in My Blanket (Geórgia, 2013) de Zaza Rusadze.
Menção Honrosa: Joven y Alocada (Chile, 2011) de Marialy Rivas.
Melhor Actor: Edward Hogg em The Comedian (Reino Unido, 2012) de Tom Shkolnik.
Melhor Actriz: Alicia Rodríguez em Joven y Alocada (Chile, 2011), de Marialy Rivas.
Prémio do Público: Facing Mirrors (Irão, 2011), de Negar Azarbayjani.
Competição para o Melhor Documentário
Melhor Documentário: Quebranto (México, 2012), de Roberto Fiesco.
Prémio do Público: Born Naked (Espanha, 2013), de Andrea Esteban.
Competição para a Melhor Curta-Metragem
Melhor Curta-Metragem: Benjamin’s Flowers (Suécia, 2012), de Malix Erixon.
Melhor Curta-Metragem Portuguesa: Pedro (Portugal, 2013), de Dário Pacheco e José Gonçalves
Prémio do Público: MeTube: Augusts Sings Carmen ‘Habanera’ (Áustria, 2013), de Daniel Moshel
Competição de Filmes de Escola
Melhor Curta-Metragem: Depois dos Nossos Ídolos, (Portugal, 2013), de Ricardo Penedo.
Menção Honrosa: Atomes (Bélgica, 2012), realizado por Arnaud Dufeys.
Para o ano tem mais, é sempre em Setembro não deixe marcar na sua agenda.