Agências policiais foram supostamente instruídas a encontrar gays e capturá-los. Senhorios e restantes cidadãos foram orientados a ajudar a encontrar gays.
Aidoo foi citado como tendo dito que "Todos os esforços estão sendo feitos para nos livrarmos dessas pessoas na sociedade", pela estação de rádio FM Joy.
Cary Alan Johnson, diretor-executivo da Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas, disse que a campanha provavelmente destina-se a assustar homossexuais.
"Segundo os dados disponíveis não houve prisões especificamente relacionadas com as declarações, mas há um estado de medo que permeia a comunidade LGBT local - que era provavelmente o resultado pretendido", disse Johnson. "A diplomacia silenciosa está em curso. Nós na IGLHRC não vamos realizar ações diretas, mas apoiamos a abordagem do movimento local para lidar com a situação no país".
De acordo com as últimas informações sobre Gana do Departamento de Estado dos EUA:. "De acordo com a lei os actos homossexuais consentidos são uma contravenção, e fortes crenças socioculturais levam à discriminação e estigmatização das relações entre pessoas do mesmo sexo. Não há registo de organizações LGBT. Pessoas LGBT enfrentaram discriminação generalizada, incluindo assédio policial e tentativas de extorsão. Homens gays na prisão, muitas vezes foram submetidos a abusos físicos e sexuais."