O grande vencedor foi Mad Max, verdade que não levou para casa aqueles que são apontados como sendo os Oscares "principais" mas no que a técnica pode fazer por um filme desde o guarda-roupa à mistura de som tudo arrecadou.
Outra surpresa foi o prémio para o melhor filme, atribuído a Spotlight, o documentário sobre Amy Winehouse saiu vencedor: afinal a miúda de Londres continua a ganhar prémios.
Não bastasse todo o sarcasmo e ironia sobre as questões raciais exaltadas pelo nosso anfitrião Chris Rock, a comunidade LGBT foi ela também referência na cerimónia do prémio para a Melhor Canção Original, atribuída a Sam Smith pelo tema Wrinting’s on the wall do próprio e Jimmy Napes, e que foi a banda sonora do filme “007 Spectre”. Smith segurando com emoção a estatueta dourada disse para quem quisesse ouvir que não sabia se era o primeiro cantor abertamente homossexual a ganhar um Oscar mas pelo sim ou pelo não dedicou o prémio a toda a comunidade LGBT no mundo.
Outro momento alto por Joe Biden, ele mesmo recebido com um enorme ovação, mesmo antes de apresentar Lady Gaga que cantou o tema “Til it happens to you", e falou do número assustador de vitimas de violação nos campus universitários. Joe Biden tem feito um trabalho exaustivo no alerta para esta situação em que rapazes e raparigas são violadas nas residências universitárias, sofrendo depois entre outros o trauma da culpa. “Til it happens to you" faz parte da banda sonora do filme “Hunting Ground”.
Finalmente o prémio para o filme The Danish Girl em que Alicia Vikander conseguiu a estatueta para melhor Atriz Secundária.
Deixamos ainda a informação dos vencedores nas categorias de Melhor Ator, em que finalmente Leonardo DiCaprio obteve uma estatueta com o filme The Revenant e Melhor Atriz entregue a Brie Larson no papel de Joy no filme Room.