O jogador esteve a trabalhar como comentador no Campeonato do Mundo IRB na Nova Zelândia e pelos vistos a ocasião deu-lhe tempo para refletir no futuro.
No comunicado o jogador diz que falou com os seus familiares e amigos próximos sobre a questão e chegou à conclusão que era altura de se reformar. "Se não me posso dedicar 100% ao rugby então não estou a ser justo com o desporto". Também referiu que é um dia triste para ele mas tem consciência que chegou a altura de deixar de ser um jogador. No entanto a sua "paixão por este desporto fantástico nunca irá terminar".
Gareth Thomas também agredece a todos os que estiveram envolvidos no desporto e recorda as "fantásticas memórias e grandes amigos" que irá manter para o resto da sua vida. Em especial agradece aos seus pais pelo apoio e ajuda durante toda a sua carreira.
Gareth Thomas é o jogador de rugby mais internacional do País de Gales. Além de ter aparecido em diversas publicações e programas televisivos como jogador de rugby abertamente homossexual, Gareth fez um vídeo para a campanha It Gets Better.