Bass, 27, disse que manteve a sua homossexualidade em segrego porque não queria prejudicar a popularidade do 'NSync e as carreiras de seus colegas.
"É o seguinte, não tenho vergonha -- é isso que quero dizer", disse Bass à People. "Não acho que seja errado, não estou arrasado por passar por isso. Estou mais liberado e feliz do que na minha vida inteira".
Bass disse que tem um relacionamento "bastante estável" com o ator Reichen Lehmkuhl, 32, que participou do reality show "Amazing Race".
O 'NSync, cujos membros incluem Justin Timberlake, Joey Fatone, Chris Kirkpatrick e JC Chasez, tinha hits como "I Want You Back", "Bye Bye Bye" e "Tearing Up My Heart". O sucesso do grupo diminuiu em 2002.
"Eu sabia que estava nessa banda popular e tinha as carreiras de outras quatro pessoas nas minhas mãos, e eu sabia que se tivesse agido assim ou até dito (que sou gay), isso superaria tudo", disse Bass.
Bass disse que o motivo de ter ido a público agora é que os rumores "estavam realmente começando a afectar minha vida".
A edição da People com a história de Bass, que seu porta-voz verificou, chega às bancas norte-americanas na sexta-feira.