"De l’ombre il y a", de Nathan Nicholovitch, e "Regarding Susan Sontag", de Nancy Kates, são dois dos 12 títulos que farão parte da Competição Oficial do festival. A selecção de filmes terá documentários e longas de ficção a concorrer para o prémio de melhor filme.
"De l’ombre il y" a é a segunda longa-metragem do francês Nathan Nicholovitch - que se estreou em 2012, com Casa Nostra – e foi exibido na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Cannes, integrado no programa da ACID (Associação do Cinema Independente para a sua Difusão). O filme conta a história de Mirinda (interpretada por David D’Ingéo), uma crossdresser francesa de 45 anos, que vive na capital do Camboja, Phnom Penh, como prostituta. Aí conhece uma jovem “sem nome” que se viu envolvida no negócio do tráfico de menores e por quem Mirinda acaba por desenvolver um sentimento de maternidade.
Já "Regarding Susan Sontag" é uma investigação íntima na vida de uma das personalidades mais influentes e provocantes do século 20. Apaixonada e graciosamente franca ao longo da sua carreira, Susan Sontag tornou-se num dos mais importantes ícones literário, político e feminista da sua geração. O documentário explora a vida de Sontag através de imagens evocativas experimentais, materiais de arquivo, relatos de amigos, familiares, colegas e amantes, assim como suas próprias palavras, lidas pela atriz Patricia Clarkson.