Um estudo comportamental e de desenvolvimento psicológico realizado pela Universidade de Illinois comparou casais gays comprometidos e casais de lésbicas comprometidas, com casais de heterossexuais casados, noivos e namorados. Todos responderam a questionários. Segundo os resultados, os relacionamentos gays são semelhantes aos heterossexuais em diversas formas. Os envolvidos em relacionamentos de maior compromisso, gays ou hetero, resolveram seus conflitos melhor do que os casais que apenas namoravam. Os casais de lésbicas mostraram especial cooperação e harmonia na execução das tarefas.
Um segundo estudo, realizado pelas Universidades de Washington e Vermont, avaliou como o estado civil e a orientação sexual afetam a qualidade do relacionamento.
Pesquisadores acompanharam 65 casais de homens e 138 casais de mulheres unidos civilmente, 23 casais masculinos e 61 femininos não casados e 55 casais de heterossexuais casados.
O resultado mostrou que casais homossexuais e heterossexuais são semelhantes na maioria das variáveis e que o reconhecimento legal da união não parece ser fator fundamental.
No entanto, os casais homossexuais não casados apresentaram maior probabilidade de encerrar o relacionamento do que os unidos civilmente ou que os heterossexuais casados