Uma das mais aguardadas longas-metragens em competição a exibir pelas 22h00 na sala 1 do Cinema São Jorge, relata a poética viagem de Ricky, em busca da alma perdida e do passado do seu falecido amante suíço, Pascal. A história de ambos teve início em Hong-Kong, mas Ricky carrega o seu luto e tristeza até à Suiça, procurando pistas sobre Pascal num anónimo vilarejo. Quando visita uma bonita loja de quinquilharias, conhece Ueli, um homem fisicamente idêntico a Pascal, mas com uma personalidade totalmente diferente?
Soundless Wind Chime, realizado por Kit Hung, foi galardoado com o Prémio Novos Olhares, o Prémio do Público e Menção Especial do Júri no 24º Festival Internacional de Cinema LGBT de Turim, Itália, 2009.
Ainda a destacar na programação deste dia a exibição do documentário brasileiro em competição, Rainhas (a exibir na sala 3 pelas 21h30). Realizado por Fernanda Tornaghi e Ricardo Bruno dá a conhecer a história Fábio, um rapaz oriundo de uma pequena cidade de província, que tem um sonho: transformar-se na próxima Gay Brasil, um concurso que mobiliza as vidas de centenas de homens que por todo o país desejam ser considerados a mais bela brasileira. O realizador Kit Hung estará presente nesta sessão.
O dia será coroado com o showcase dos Hoje, numa aparição que deseja lembrar Amália Rodrigues, uma década após a sua morte. Um evento único a não perder, pelas 19h00 na sala Buondi.
Saiba mais sobre o Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa em www.queerlisboa.org .