Oriented é um documentário sobre árabes e israelitas ativistas e homossexuais.
Temos árabes que fogem do seu país devido não só a uma invasão israelita mas também de uma perseguição religiosa de que são vitimas. Eles e elas decidem viver em território "inimigo", eles e elas apresentados neste documentário são ativistas e entre outras coisas decidem fazer vídeos que publicam nas redes sociais para chamar atenção da população em geral. Eles e elas não procuram mais do que felicidade, e por isso mesmo fazem um preâmbulo pela casa dos seus pais, todos juntos na expectativa de sentir a posição dos mesmos sobre a sua sexualidade. Mas a experiência revela-se dolorosa dadas as emoções vividas boas e menos boas.
O documentário mostra ainda que mesmo nos países mais conservadores e religiosamente radicais, existem brechas assumidas por todos onde estes e outros amigos podem viver o sonho de um mundo melhor, o sonho que um dia não seja um gueto mas o mundo todos assim.
Mas a vida de luta por vezes troca-nos as voltas e um dos nossos ativistas árabes apaixona-se pelo "inimigo", e ainda por cima fardado. Desespera porque aquele que ama representa tudo aquilo contra o que luta, e desabafa com a amiga.
A pergunta da amiga era inevitável: “que queres tu da vida?”. A resposta devastadora: “ser feliz, mas não sei como se faz”.
Foto-reportagem no QueerLisboa
Veja a Galeria de Fotos do dia aqui.