Esta foi a forma de o Parlamento assinalar o Dia Internacional Contra Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOBIT) da semana passada.
A bandeira intersexo amarela e roxa foi criada em 2013 pela Intersex Human Rights Australia, com cores neutras em termos de género excluindo o rosa e azul e representando os direitos das pessoas intersex.
Desfraldar a bandeira no Parlamento foi um reconhecimento formal de que reconhecemos todos, e como uma Câmara dos Representantes, queremos representar todos Deputada Jan Logie (Os Verdes)
O IDAHOBIT é assinalado anualmente a 17 de maio, o dia de 1990 em que a Organização Mundial da Saúde removeu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Começou por ser o dia contra a homofobia (IDAHO), com a luta contra a transfobia incluída em 2009 e a bifobia em 2015. No entanto a inclusão das questões Trans e Intersex no dia não são consensuais, visto que o CID ainda inclui a disforia de género e as variações intersexuais.
As pessoas intersexuais têm características físicas que não se enquadram nas categorias normalmente associadas com masculino e feminino. Existem múltiplas variações intersexuais, algumas mais visíveis que outras, e podem incluir os cromossomas sexuais, a funcionalidade dos ovários e testículos, a morfologia genial externa, entre outros.