Pedro Medeiros em conjunto com a Saúde em Português, desenvolveu um trabalho fotográfico com ativistas pelos direitos humanos com foco nas questões LGBT, pessoas, homens e mulheres que marcam pela sua postura na sociedade desenvolvendo trabalho em busca de uma sociedade melhor, mais respeitadora da diferença que a todos assiste.
Medeiros pediu que cada um dos indivíduos posasse e apresenta-se uma frase que ilustrasse a sua posição na luta que trava. As fotografias que resultaram desta interacção estão expostas não só no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra até 28 de Junho mas também em mais de uma dezena de mupis espalhados pela cidade de Coimbra.
Em conjunto com esta exposição, Pedro Medeiros apresenta na sala de entrada outra visão da sexualidade. “Natureza” é uma mostra de imagens macro das plantas, seres de uma sexualidade cooperativa, onde vários intervenientes colaboram na sua sexualidade e posterior fecundação.
Para Pedro Medeiros o que o motiva neste e noutros projetos “é o desejo insaciável de Liberdade. A fotografia é uma constante novidade, é o imaginário e a realidade em ação, é um combate diário, é a mais perfeita forma de fuga à rotina sufocante. Na fotografia continuo a procurar, a interrogar, recuso dogmas, normas, doutrinas, grupos e convenções”
A exposição inaugurou no passado dia 17 de Maio dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, imediatamente antes da 5ª Marcha da Luta Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra, e ficará de portas abertas até dia 28 de Junho, esperando o artista levar depois a outras cidades.
Veja aqui a foto-reportagem.