O Projeto Trevor, uma organização dos EUA que fornece serviços de prevenção de suicídio para jovens LGBT+, realizou um estudo sobre saúde mental juvenil LGBT+, que é o maior estudo sobre saúde mental LGBT+ alguma vez realizado.
No estudo foram questionadas entre Fevereiro e Setembro de 2018, um total de 25.896 pessoas LGBT+ entre 13 e 24 anos sobre a sua saúde mental e incluiu jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros de todos os 50 estados dos EUA .
As razões que levam a estes comportamentos resultam no efeito cumulativo de diversos factores, incluindo o stress adicional da adolescência específicos para estes jovens, bem como experiências crescentes de estigma, discriminação e rejeição internalizados. A pressão contínua pode ser prejudicial ao bem-estar mental e tendem a aumentar o risco de tentativa de suicídio.
Jovens trans em risco
Os resultados são preocupantes: 29% dos jovens transgéneros tentaram suicídio nos últimos 12 meses, tal como 14% dos jovens cisgéneros (LGB) inquiridos. Em comparação num estudo sobre comportamentos de risco em jovens de 2017, apenas 5,4% dos inquiridos heterossexuais tentaram o suicídio.
Tentativas de de conversão ou alteração da identidade de género ou orientação aumentaram os valores de tentativa de suicídio para jovens LGBT+. Uns impressionantes 57% dos jovens transgéneros que foram sujeitos a "terapia" de conversão relataram uma tentativa de suicídio no último ano.
Percentagem de tentativas de suicídio em jovens LGBT+
8% - que não foram sujeitos a tentativas de mudança
23% - que tentaram mudar
17% - que não foram sujeitos a terapias de conversão
42% - que foram sujeitos a terapia de conversão
Mais de 7 em cada 10 relataram discriminação pelo facto de serem LGBT+ (e o valor sobe para 78% no caso dos jovens T), e 20% foram alvo de violência física. Novamente as tentativas de suicídio aumentam significativamente nos casos de discriminação e/ou violência.
Finalmente, a idade também é importante com os jovens entre os 13 e 17 anos a reportaram 26% de tentativas de suicídio, quando comparados com 11% entre os 18 e 24 anos.
A importância de canais específicos
A pesquisa também mostrou que a forma como os jovens LGBT+ procuram ajuda é principalmente digital. 76% dos entrevistados disseram que provavelmente entrariam em contato por chat/mensagens instantâneas ou mensagens de texto numa situação de crise, em comparação com 43% que provavelmente tentaria um telefonema. 6 em cada 10 consideram muito importante ou extremamente importante ter apoio de pessoas focadas nas questões de jovens LGBT+.
O Transgender Day of Remembrance é assinalado anualmente a 20 de novembro em homenagem a pessoas trans que foram mortas.