A fase final de softball feminino segue um modelo ligeiramente diferente de outras modalidades: há dois jogos de "semi-final" (um que coloca frente-a-frente as equipas que ficaram em 1º e 2º na fase preliminar, outro que coloca frente a frente as equipas que ficaram em 3º e 4º), depois uma "final" para determinar a medalha de bronze entre o vencedor do segundo jogo de semi-final (Austrália) e o vencido no primeiro jogo de semi-final (Japão), e depois a "grande final" que coloca frente-a-frente o vencedor da "final" (Japão) e o vencedor do primeiro jogo de semi-final (EUA).
O jogo Japão-Austrália foi extremamente disputado com a Autrália em vantagem mínima na 1ª entrada, depois o Japão obteve dois pontos na 4ª entrada e a Austrália empatou a dois pontos na 7ª entrada crítica e conseguiu assim prolongar o jogo. Na entrada 11 ambas as equipas conseguiram mais um ponto. Só após quase 3 horas e meia após o início do jogo é que o Japão conseguiu vencer por 4-3 na entrada 12 e passou para a grande-final.
A grande final do torneio olímpico de softball feminino realiza-se amanhã a partir das 11:30 e é uma repetição do jogo da primeira semi-final Japão / EUA. Veremos se os EUA conseguem repetir a vitória ou se o Japão as surpreende como aconteceu com a Austrália.
Veja amanha as meias-finais de andebol feminino com a Noruega vs. Coreia do Sul no canal LIVE 09 às 11:00 (hora de Lisboa)
As transmissões em directo online dos canais LIVE estão disponíveis gratuitamente no site www.eurovisionsports.tv/olympics .