"Los Fuertes" é um belíssimo filme chileno, realizado por Omar Zúñiga Hidalgo em 2019 - a sua primeira longa metragem e que é um "alargamento" da sua curta de 2015 "San Cristóbal".
Um filme passado nos confins do Chile, com uma realização perfeita e uma interpretação muito boa nos papéis dos dois principais personagens - Samuel González e Antonio Altamirano.
É uma história de amor adulta embora sejam jovens os protagonistas, e é adulta porque eles não cedem facilmente ao chamamento do amor, que eles procuram para se encontrarem a si próprios, e seguem o seu caminho... Faz muito lembrar um excelente filme inglês - "Weekend" de 2011 - mas noutro continente, noutra atmosfera.
Uma palavra final para o título do filme, que pode parecer estranho principalmente pelo seu final, mas que faz todo o sentido, e que tem como pano de fundo a luta dos chilenos pela sua independência; também Lucas e António lutam, acima de tudo, pela sua independência e por isso são fortes
É um filme romântico que emociona por vezes e que quanto a mim, foi uma excelente opção para abrir este festival.
Claro que é com toda a satisfação que estes meus apontamentos sobre os filmes que eu vejo em casa, pois não estarei por opção própria no S.Jorge, serão também publicados no site PortugalGay.pt , que pelo terceiro ano consecutivo me deu a honra de acreditação no Queer Lisboa.