O Dr Owen Mugurungi disse que seria desastroso ignorar que a homossexualidade existia nas prisões. Ele afirmou “Poderemos querer ignorar que os homens tem relações sexuais com outros homens, mas todos sabemos nas prisões isto acontece.”
Os ativistas da comunidade LGBT aplaudiram a medida. Chesterfield Samba, diretor da associação Gays and Lesbians of Zimbabwe afirmou: “Isto é o que andamos a dizer – os programas de combate do SIDA não deveriam ser politizados porque a saúde não conhece políticas, e aplaudimos o facto de que o ministro da saúde está a garantir que a saúde é para todos.” Samba acrescentou que os programas do governo também deveriam abordar a questão da discriminação contra pessoas homossexuais no país.
A homossexualidade é ilegal no país, sendo que o presidente Robert Mugabe ameaçou decapitar as pessoas LGBTI. Isto fez com que fosse ainda mais difícil para os membros do governo abordar o assunto, já que o presidente também ameaçou deportar os diplomatas estrangeiros que apoiassem a homossexualidade.