A Lei de Associação Civil reconhece perante a Justiça a união de pessoas do mesmo sexo e põe fim às desigualdades que existiam entre casais homossexuais e heterossexuais quanto a propriedade privada, pensões, herança e guarda de crianças. Além disso, a legislação contempla a possibilidade de dissolver o acordo civil por meio de uma acção semelhante ao divórcio.
Segundo a vice-ministra britânica da Igualdade, Meg Munn, o governo espera que 4.500 casais se unam durante o primeiro ano da lei. As primeiras cerimónias ocorrerão na Irlanda do Norte amanhã; na Escócia, terça-feira; e na Inglaterra e em Gales, quarta-feira.
Uma das uniões mais esperadas é a do cantor Elton John com seu parceiro David Furnish, que acontecerá em Windsor, local onde o príncipe Charles se casou no início do ano. Será uma cerimónia simples e íntima, com a presença apenas de parentes e alguns amigos, disse o cantor.
Outra personalidade que também vai oficializar sua união é o cantor George Michael, 42 anos, com o texano Kenny Goss, 47. Provavelmente será em junho, data em que comemoramos 10 anos juntos, disse. George, que foi convidado para a cerimónia de Elton John, também pretende realizar um evento simples.