Com os devidos atrasos, que são praxe neste tipo de eventos, as pessoas começaram a juntar-se cartazes que reivindicaram acima de tudo igualdade.
Este ano o ponto de encontro foi na margem sul, junto ao Convento de Santa Clara. A marcha arrancou com com pouco mais de uma centena de pessoas mas foi reunindo apoiantes e no final seriam provavelmente o triplo desse valor. Curiosamente o término da marcha foi também num local de raíz religiosa: a Igreja de Santa Cruz
Sentida por alguns dos participantes foi a falta de bandeiras arco-íris de grandes dimensões no evento. Contudo não foi a falta desta que fez a marcha menos animada, as palavras de ordem, e as coreografias estiveram presentes e no final tínhamos uma das organizadoras feliz por mais um ano terem reunido tantos e tantas em volta de uma causa que é de todos.
A organização esteve a cargo da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, Associação não te prives - Grupo de Defesa Dos Direitos Sexuais, Associação Janela Indiscreta, Movimento SOS Racismo, rede ex aequo, República Baco, República Marias do Loureiro, Secção dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra, e contou também com o apoio de mais uma dezena de entidades/grupos/organizações incluindo o PortugalGay.pt.
A Marcha da Luta Contra a Homofobia e Transfobia, em Coimbra, reuniu nesta edição cerca de 300 pessoas, que já marcaram nas suas agendas o dia 17 de Maio de 2012, nunca serão demais aqueles e aquelas que marcham por uma sociedade melhor.
Veja a foto-reportagem em: www.portugalgay.pt/extra/coimbra2011/ e a reportagem-vídeo aqui: