A decisão do tribunal federal de recurso foi apresentada ontem e deverá valer até pelo menos Dezembro, interrompendo os planos de casamento de milhares de casais de gays e lésbicas que tinham esperança de poder dar o nó ainda esta semana.
A decisão do tribunal de recurso foi simples e directa sem apresentar nenhuma justificação para a medida.
Embora esta espera tenha sido uma desilusão para muitos casais a verdade é que em termos pragmáticos poderá ajudar a médio prazo. O problema é que se o tribunal não tivesse tomado esta decisão os apoiantes da Proposition 8 iriam recorrer directamente ao Supremo Tribunal, onde se pensa que neste momento os juízes estão divididos nesta questão. Um pedido de tomada de decisão neste momento poderia levar os juízes a tomar posição sobre o assunto desde já.
Mas com esta espera é provável que na altura em que a questão chegue ao Supremo Tribunal os casamentos entre pessoas do mesmo sexo sejam aprovados em outros estados e que também existam mais decisões de tribunais de primeira instância à favor dos mesmos. E isto pode fazer toda a diferença na decisão final do tribunal e nos efeitos que poderá ter a nível nacional.