Embora se possa ter a ideia de que este concurso reside apenas e só na beleza exterior dos concorrentes, a realidade é ligeiramente diferente. Foram 11 provas durante cinco dias de avaliação dos concorrentes que, entre outras coisas, tem de mostrar os seus conhecimentos sobre a realidade LGBT na europa por escrito, apresentar os seus talentos, atitude, e até passam por entrevistas com o júri.
Já na final, os três últimos candidatos foram confrontados com uma questão. A Miguel Ortiz o júri perguntou: Conseguia construir uma relação com uma pessoa portadora de deficiência?
A resposta de Ortiz que mereceu do público a maior ovação foi: Claro que sim. Quando se ama alguém, ama-se a pessoa como ela é. O concorrente da Grécia um dos meus principais apoiantes, mostrou-me o que é o auto-aperfeiçoamento diário e isso é admirável.
E foi precisamente o concorrente Grego que ganhou o prémio atribuído pelos concorrentes, o de Mr Simpatia. Surdo, o concorrente Grego mostrou que a deficiência não é limitação mas um desafio e com a sua coragem e determinação conquistou todos os restantes 17 concorrentes que lhe atribuíram o prémio.
Pelo meio os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer a cidade de Roma, participar em várias festas, uma sessão fotográfica, e viver cinco dias diferentes na companhia de representantes de 21 representantes de vários cantos da Europa.