O Diretor Executivo da Equality Maryland, Morgan Meneses-Roupa disse que a lei do casamento irá ser apresentada na Câmara pelo líder da maioria Kumar Barve e por Keiffer Mitchell, e no Senado pelo líder da maioria Rob Garagiola e o senador Richard Madaleno.
Acredita-se que a medida tem apoio suficiente para ser aprovada nas duas câmaras, e o Governador Martin O'Malley prometeu assiná-la em lei se lhe for dada essa possibilidade.
Maryland tem cerca de 6 milhões de habitantes e já reconhece casamentos do mesmo sexo realizados em outros estados e países.
A legislação de direitos trans vai proibir a discriminação com base na identidade de género ou expressão de género na habitação, emprego e acesso ao crédito. Gays, lésbicas e bissexuais já estão protegidos pela lei estadual atualmente.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal no Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington, DC. Internacionalmente é legal na África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal, Suécia e Cidade do México.