O Cardeal Bagnasco também criticou os casais do mesmo sexo que querem ter filhos.
Na Conferência que teve lugar na cidade de Assisi, em Itália, o cardeal afirmou “É uma irresponsabilidade para enfraquecer a família ao criar novas formas. Só serve para confundir as pessoas e têm o efeito de um cavalo de Tróia, minando o núcleo da humanidade em termos culturais e sociais. As crianças têm direito a uma mãe e um pai.”
Na semana passada o Bispo de Shrewsbury afirmou que a Igreja Católica deveria rejeitar as pessoas gays para evitar o encorajamento de um “mundo pagão”. Em Outubro, os bispos Católicos descartaram as boas vindas às pessoas homossexuais, mostrando graves divisões internas no final da reunião de duas semanas pedida pelo Papa Francisco, de forma a elaborar um documento que pregasse uma forma mais acolhedora para todas as famílias católicas. Numa fase inicial, o documento continha um tom de aceitação e boas vindas que acabou por ser retirado.
Em julho passado, o Papa Francisco afirmou que as pessoas gays não deveriam ser julgadas ou marginalizadas e que deveriam ser integradas na sociedade. No entanto, em março, reiterou que “o matrimónio é entre um homem e uma mulher.”