Na semana passada a empresa anunciou que a última adição ao mundo do Dragon Age terá um mago abertamente homossexual. Segundo David Gaider, um dos escritores do projeto: “O Dorian é gay, de facto é a primeira personagem totalmente gay que tive a oportunidade de escrever. Isso acrescentou uma dimensão interessante à sua história, se tivermos em consideração que ele vem de um sítio onde a perfeição é imperativa. Todos os magos têm que ser perfeitos e qualquer coisa que se aproxime de um comportamento desviante é considerado uma vergonha e algo a ser escondido. A recusa de Dorian em manter essa máscara é vista pela sua família como teimosia e algo inútil, o que contribuiu para o seu estatuto como um pária social.”
Gaider explicou que o facto de ter usado a expressão “completamente gay” foi apenas uma forma de reafirmar que o Dorian, ao contrário de várias outras personagens dos jogos anteriores da série, como Leliana, Zevran ou Isabella, era homossexual pelo que a possibilidade de relações românticas com ele estariam limitadas a personagens masculinas.
É a primeira vez que a Bioware introduz uma personagem homossexual, e será também uma estreia no mundo dos jogos em geral. No entanto a Bioware nunca teve problemas em mostrar algumas personagens como homossexuais. Em 2003, no jogo Star Wars: Knights of the Old Republic em que era possível ter uma relação lésbica com uma personagem chamada Juhani. Mais recentemente em 2012, no jogo Mass Effect 3 era possível aos jogadores, se escolhessem jogar como uma personagem feminina, desenvolver romances com outras personagens femininas como Samantha Traynor. Caso optassem por uma personagem masculina, poderiam seduzir o duro Kaiden. Até mesmo na série Dragon Age, em ambos os títulos Origins e Dragon Age II era possível aos protagonistas desenvolveram relações com duas personagens, Leliana e Zevran independentemente do seu género.
Mas estas personagens não eram homossexuais, mas sim bissexuais ou mais especificamente a sua sexualidade dependia das decisões do jogador. No entanto a sexualidade das personagens nunca foi algo que influenciasse o conflito central do jogo. Pelas notícias que tem sido lançadas pelos desenvolvedores e também por comentários no Twitter, a sexualidade de Dorian desempenhará um papel bem mais crítico na história do Inquisition. Novamente, de acordo com David Gaider “Dorian é um pária por escolha, na medida em que escolheu não viver de acordo com o que a sociedade esperava dela. Isto (a sua homossexualidade) poderá torna-lo uma personagem controversa em alguns meios, mas fiquei feliz por o ter incluído. Fez com que escrever o Dorian se tornasse uma experiência muito mais pessoal para mim, e espero que isso o torne uma personagem muito mais real para os fãs.”