A Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles concedeu oprémio de melhor realizador para Ang Lee por "Brokeback Mountain" e considerou um dos astros do filme, Heath Ledger, o segundo colocado na categoria melhor actor.
O grupo elegeu Philip Seymour Hoffman o melhor actor de 2005 por sua interpretação de Truman Capote em "Capote", e, surpreendentemente, Vera Farmiga foi escolhida melhor actriz pelo papel de uma viciada em drogano drama de baixo orçamento "Down to the bone".
A lista dos críticos de Los Angeles é o primeiro prémio importante desta temporada de Oscar. Hoje são anunciados os prémios da crítica de Nova Iorque e os indicados aos Critics Choice Awards e aos Globos de Ouro.
"Capote", escrito por Dan Futterman, e "A Lula e a Baleia" dividiram o prémio de melhor argumento.
Catherine Keener foi escolhida como melhor actriz secundária por seu trabalho em quatro filmes "Capote", "O Mundo de Jack e Rose", "O Virgem de 40 Anos" e "A Intérprete". Amy Adams ficou em segundo na categoria pela comédia de baixo orçamento "Junebug".
William Hurt ficou com o prémio de melhor actor secundário pelo papel de gangster em "Marcas da violência", e Frank Langella foi o segundo por "Boa noite e boasorte".
O prémio de melhor filme estrangeiro foi para "Caché", do realizador Michael Haneke. Em segundo, ficou "2046", de Wong Kar Wai.
Terrence Howars, que protagoniza "Hustle & Flow", foi homenageado com o prémio dado à nova geração, e Richard Widmark recebeu o prémio pelo conjunto da carreira.