O governo de Aruba votou no passado dia 8, com 11 votos a favor e 5 contra a alteração do regulamento do casamento acrescentando um estatuto de uniões civis para casais do mesmo sexo. A lei permite assim que gays e lésbicas possam aceder às pensões do cônjuge e autoridade para tomar decisões médicas, por exemplo.
Aruba está localizado nas Caraíbas e é um país que faz parte do reino dos Países Baixos, onde o casamento homossexual é legal, mas a autonomia legislativa da ilha não reconhecia os casamentos. Os casais do mesmo sexo que quisessem oficializar a sua união tinham de viajar até a Holanda.
Eu gostaria de ter o casamento, mas esta alteração já vai fornecer direitos aos casais do mesmo sexo Desiree de Sousa-Croes
A Senadora Desiree de Sousa-Croes, apoiou este projeto e foi uma das pessoas que teve de viajar até à Holanda para se casar com a mulher da sua vida, Benvinda de Sousa.
Um elevado número dos habitantes da ilha ainda se opõe ás relações do mesmo sexo por motivos religiosos a exemplo de outros países da região, como Barbados, Dominica, Granada e Jamaica.