Jerzy Buzek marcou oficialmente o Dia Internacional Contra a Homofobia, pela primeira vez em 2010 através de uma mensagem vídeo.
O presidente do Parlamento Europeu foi acompanhado por deputados do Parlamento Europeu Ulrike Lunacek e Michael Cashman, Co-Presidentes do Intergrupo do Parlamento Europeu sobre direitos LGBT e Charles Meacham, autor das fotografias.
Após o evento, Michael Cashman e Ulrike Lunacek reagiram: "Estamos orgulhosos de ser membros de um Parlamento que representa 500 milhões de europeus, e que está pronto para defender os direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneras e transexuais. A dedicação genuína e sincera de Jerzy Buzek, um presidente da centro-direita polaca demonstra que a homofobia não pertence mais à política do centro da UE. Estamos gratos ao Sr. Buzek e a todos os nossos colegas por ajudarem as pessoas LGBT a viverem as suas vidas livremente e sem medo. "
Desde 2006, o Parlamento Europeu aprovou cinco resoluções exigindo que os direitos humanos das pessoas LGBT sejam respeitados na Europa, lembrando que os países da UE que proíbem marchas do orgulho estão em violação da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
Mais de 180 marchas do orgulho acontecem na Europa em 2011, de Islândia para Malta e de Portugal até à Rússia. Em Lisboa a marcha está marcada para 18 de Junho e no Porto a marcha está marcada para 9 de Junho (mais informações em www.portugalpride.org ).
A exposição contém 20 imagens do premiado fotógrafo Charles Meacham, de Nova York que retratam a diversidade e os problemas ainda enfrentados pelas marchas do orgulho LGBT um pouco por todo o mundo. As fotos foram realizadas nas marchas em Taipei, Manila, Sydney, Vilnius, Minsk, Bucareste, Moscovo, Athenas, Istanbul, Zagreb, Sofia, London, Budapest, Varsóvia (Europride 2010) e Jerusalem.
As fotografias serão apresentadas em mais de 20 localidades. O calendário previsto é:
Potsdam, Alemanha - Parlamento do Estado de Brandemburgo (13 de abril - 16 de maio)
Liège, Bélgica - Maison Arc-en-Ciel (6 de maio a 17 de Junho)
Estrasburgo, França - Edifício do Parlamento Europeu (9 a 11 de maio)
Zagreb, Croácia - Club Centro de Estudante (16 a 25 de maio)
Sofia, Bulgária - Exposição em frente ao Teatro Nacional (16 a 25 de maio)
Manila, Filipinas - Manila CAMA (17 a 22 de maio)
Estrasburgo, França - La Lune (17 de maio)
Sydney, Austrália - Incluído na exposição 'fragilidade' no Pine Street Gallery (17 a 28 de maio)
Bucareste, Roménia - Parte GayFest 2011 (30 de maio a 04 de Junho)
Berlim, Alemanha - Gare Oriental de Berlim (16 a 29 de Junho)
Estrasburgo, França - Exposição do Conselho da Europa no Palais de l'Europe (23 de junho)
Bruxelas, Bélgica - Parlamento da Comunidade Francesa da Bélgica (maio)
Sebastopol, Califórnia - Sala Comunitário Guayaki (16 de maio a 9 de junho)
San Francisco, Califórnia - SF Magnet (1 a 31 de maio)
Taichung, Taiwan - 彩虹 天堂 (7 a 19 de maio)
Kaohsiung, Taiwan - 南人 窝 (7 a 31 de maio)
Yilan, Taiwan - 聚 拉 屋 (16 a 31 de maio)
Taipei, Taiwan - Cafe Hour (10 a 26 de maio)
Taipei, Taiwan - Galeria Rio do Norte (14 a 20 de maio)
Phnom Penh, Camboja - entre diversas ONGs (10 a 17 de maio em PP, seguido de exposições em Siem Reap, Battambang, Som Kompong, Ratanakiri)
Skopje, Macedónia - A coligação de "Saúde Sexual e Direitos das comunidades marginalizadas" está a preparar um evento "Os maiores prémios homofóbicos", em Skopje, com os apoiantes segurando imagens WWP impressas no evento (17 de maio)
Minsk, Belarus - Patrocinado pela IDAHO Bielorrússia, mas, devido a preocupações de segurança, o local da exposição não será divulgado. Para obter informações sobre o local da exposição, por favor contate info@idahobelarus.eu (15 a 16 maio)
Mais informações sobre a exposição em www.walkwithpridenow.com .