Para a cidade de Coimbra, e em colaboração com a distribuidora FiGa Films, o Festival programou uma mostra com alguns dos mais relevantes títulos do novíssimo cinema queer brasileiro, um país cuja cinematografia tem dado um importante contributo para este género nos últimos anos.
18:00 - Gisela + Olhe Para Mim De Novo
A abrir a sessão das 18h00 será exibida Gisela, de Felipe Scholl, que nos leva até ao Rio de Janeiro, ao apartamento onde assistimos à bizarra e ambígua relação entre Gisela e a sua empregada Luiza, segue-se o documentário Olhe Pra Mim De Novo, realizado por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, uma viagem pelos cenários rurais nordestinos, conduzida por Syllvio Luccio, um transsexual masculino à procura da sua identidade.
Ao filme foi atribuída uma menção especial no Queer Lisboa 16 que, segundo o Júri merece um segundo olhar pela sua corajosa, desafiante e complexa exploração do confronto e ultrapassar de diferenças.
21:30 - A Novela das 8
Às 21h30 será exibida A Novela das 8, a primeira longa-metragem de Odilon Rocha, passada no Rio de Janeiro de 1978, uma cidade dividida entre a euforia da estreia da telenovela Dancin Days e a repressão da ditadura militar, e que serve de cenário à história de uma mãe que vive uma existência na clandestinidade, observando ao longe o crescimento do filho, em plena fase de descoberta da sexualidade. Este trabalho recebeu o Prémio do Público da Competição para a Melhor Longa-Metragem no Queer Lisboa 16.