Único no seu género em Portugal, Cinema e Cultura Queer lança um olhar crítico ao Cinema Queer mundial, a partir dos filmes programados no Festival nestes últimos 18 anos, colocando esta realidade em diálogo com uma história do Cinema Queer em Portugal, do qual apresenta uma exaustiva análise dos seus principais filmes e realizadores.
Em edição bilingue, portuguesa e inglesa, Cinema e Cultura Queer procura oferecer ao público nacional e internacional um conhecimento exaustivo da Cinematografia Queer portuguesa, tirando-a da obscuridade, ao mesmo tempo em que reúne num só volume o conjunto mais relevante da documentação do Festival, colocando-a à disposição da comunidade científica e do público cinéfilo em geral. Segundo os seus organizadores, António Fernando Cascais e João Ferreira, “esta publicação vem colmatar um vazio na bibliografia nacional sobre o tema, não havendo nenhuma outra publicação com idêntico propósito e amplitude, e constituirá uma referência para estudos futuros, não apenas no âmbito do Cinema Queer, mas também no estudo global do Cinema Português.”
Editado com o apoio do Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian, Cinema e Cultura Queer conta com a contribuição dos colaboradores do festival Ana David, António Fernando Cascais, João Ferreira, João Romãozinho, Nuno Galopim, Pedro Marum e Ricke Merighi, e dos autores convidados Brian Robinson, Filipe Afonso, João Laia, João Lopes e Óscar Alves.
No seu todo, Cinema e Cultura Queer reúne vários ensaios em vários âmbitos da Teoria Queer. O Cinema Queer nacional é analisado em artigos como “Cinema queer e queerização do cinema em Portugal”, de António Fernando Cascais, ou “Políticas do Desejo no Cinema Português”, de João Ferreira. Um panorama do Cinema Queer internacional é proposto, entre outros, em “Os sexos invisíveis”, de João Lopes, ou “A Génese de um Festival de Cinema Queer”, de João Ferreira. São também vários os case studies sobre a obra de realizadores, como em “Derek Jarman”, de Brian Robinson, "Bruce LaBruce e a intifada gay," de João Ferreira ou "Metamorfoses de O Fantasma de João Pedro Rodrigues", de António Fernando Cascais.
Um dos capítulos de Cinema e Cultura Queer é exclusivamente dedicado à recuperação da memória do Cinema Gay Português dos anos 70, nas figuras de Óscar Alves e João Paulo Ferreira. Os capítulos IV e V são dedicados à filmografia que constituiu a programação do Queer Lisboa, procurando analisar os seus filmes segundo os critérios de selecção dos programadores do Festival. Fazendo a ponte com a presente edição do Queer Lisboa, Cinema e Cultura Queer fecha com um capítulo dedicado ao cinema de John Waters, figura de culto do universo “Queer-Trash”, onde se analisa a filmografia completa do realizador.
Cinema e Cultura Queer tem lançamento marcado para o dia 13 de Setembro, às 18h30, no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado; e no dia 3 de Outubro, às 18h30, na Galeria Wrong Weather, no Porto. O livro estará à venda nas livrarias ao preço de 15€.