Brian Aldo Baldie de 63 e Ron Pelletier de 71 viviam numa casa móvel no estado do Maine, região da Nova Inglaterra. Durante uma das suas ausências a casa foi assaltada tendo acabo em chamas.
Inicialmente questionaram-se se teriam deixado alguma coisa ligada ou ao lume e até pensado tratar-se de um defeito na instalação elétrica. Mas as dúvidas foram dissipadas depois de a policia lhes ter comunicado que havia sido fogo posto e o casal compreendeu então que tinham sido alvo de um crime de ódio. Não pelo assalto propriamente dito, mas porque depois de os intrusos terem levado algum pouco dinheiro e jóias, lançaram fogo à casa com os animais de estimação fechados no interior. Três gatos, dois Chihuahuas e um dingo, foram consumidos pelas chamas, num ato bárbaro que o casal pensa que terá ocorrido por serem um casal gay.
Matthew Short foi, entretanto, detido sobe acusação de fogo posto, roubo e crueldade sobre animais. Às autoridades tentou justificar as suas ações acusando o casal de lhe ter roubado 150 USD (cerca de 130€), acusação que o casal repudia.
Brian abalado mais pela perda dos seus animais que da casa, disse à comunicação social que agora só tem as fotos no seu telemóvel “Eu não tenho coração para apagar as fotos” confessando estar de “coração partido” pela perda cruel dos seus amigos.