A McDonald's não tinha questões com a comunidade gay e os sites foram bloqueados usando um software padrão da indústria que impede o acesso a sites de sexo, jogos e tabaco, em conformidade com a sua política de família, afirmou à Radio New Zealand.
Hawthorne disse que os sites seriam revistos numa base caso a caso para garantir o seu conteúdo não entrassem em conflito com a política de base.
Os sites bloqueados incluíam a rainbowyouth.org.nz, uma organização que o diretor executivo Tom Hamilton disse que foi concebida para apoiar os jovens homossexuais.
Segundo Tom Hamilton o McDonald's seria precisamente o tipo de local que os jovens podem passar a visitar o site, caso não se sintam confiantes em fazê-lo em casa.
A imprensa diz que outros sites bloqueados pelo McDonald's incluiem uma organização de planeamento familiar e uma agência de encontros.
O site PortugalGay.pt também é bloqueado por alguns destes programas de forma arbitrária embora não tenha nenhum conteúdo específico para adultos.