Como foi a quinta-feira no Queer Porto
Neste segundo dia o nosso destaque vai para Dólares de Arena numa realização repartida entre a dominicana Laura Amelia Guzmán e o mexicano Israel Cárdenas. Temos uma uma francesa cuja idade lhe enruga a pele e que se apaixona por Noeli, uma local morena que com o namorado percorrem as praias da Republica Dominicana ganhando a vida com a companhia que fazem aos turistas. Mas esta relação entre a turista francesa que escolheu este lugar paradisíaco para viver calmamente os seus anos de velhice e Noeli ficou intensa, não era mais uma companhia era uma relação que a realização nos leva a pensar num final feliz mas que mesmo nas últimas cenas afinal nos diz que Noeli, Yanet Mojica, embora goste da Anne interpretada por Geraldine Chaplin, tem de escolher entre dois amores, o de Anne ou o do pai do seu filho que carrega no ventre, deixando Anne perdida num amor sonhado mal vivido e não realizado. Um filme de uma doçura e ternura onde Geraldine é sem dúvida a estrela maior.
Foto galeria
As fotos desta quinta-feira estão disponíveis aqui.
Sugestões para hoje
Porque hoje é sexta destacamos duas sessões. Ás 17h00 De Gravata e Unha Vermelha, documentário inspirado na cartoonista Laerte, que faz tiras diárias no jornal Folha de São Paulo e aos sessenta anos passou a apresentar-se como mulher. Cria um painel vigoroso, moderno, irónico, belo e polémico, dos modos que cada um encontra de se respeitar na construção do próprio corpo. Isso abrange tanto a expressão de género mais pessoal como as formas de estar no mundo.
E ás 22:00 Mariposa, a borboleta, uma criatura que simboliza o renascimento e um novo começo, resume o universo de Romina e Germán, um mundo feito de duas realidades paralelas. Numa delas, crescem como irmãos que se desejam e que tentam dar forma ao seu amor sem satisfação sexual; na outra, são um homem e uma mulher jovens que encetam uma estranha amizade em vez de sucumbir aos seus sentimentos.
E amanhã é o final do Primeiro Queer Porto
Amanhã será o último dia de Queer Porto 1 e se queres assistir ao encerramento e outras películas ainda disponíveis o melhor é apressares-te na compra dos bilhetes. Não esquecer também os dois últimos dias para visionar as instalações presentes na Galeria Wrong Weather e na Mala Voadora.
Mais informações em www.queerporto.pt .