Segundo os últimos dados os Democratas passarão a controlar de forma clara a câmara baixa dos EUA, no caso do Senado a situação está ainda indecisa, mas é certo que a divisão 55 / 44 a favor dos republicanos ficará muito mais equilibrada e no final da contagem passará cada partido terá entre 49 e 52 senadores.
No entanto estas eleições não foram favoráveis em termos de direitos LGBT.
No Colorado a proposta de protecção legal dos casais do mesmo sexo através de uniões civis diferentes do casamento será recusada, e a emenda que define casamento civil como entre um homem e uma mulher foi aprovada. No Tennessee o casamento civil será também limitado a pessoas do sexo oposto.
No Idaho e na Virginia as emendas que limitam o casamento civil a pessoas do sexo oposto e recusa o reconhecimento de qualquer outra forma de união civil foram aprovadas.
Na Carolina do Sul uma medida semelhante também foi aprovada com a medida adicional que uniões de outros estados não serão reconhecidas.
Neste momento o Arizona ainda está indeciso em termos de uma emenda semelhante com 99% dos votos contados e uma ligeira maioria para a recusa da emenda...
Mas nem tudo vai mal em termos de direitos humanos: no Dakota do Sul a proposta de limitar a interrupção voluntária da gravidez foi recusada e no Missouri a maioria decidiu permitir a investigação com células estaminais.