Na semana passada Rhode Island tornava-se o 10º estado a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, esta semana é a vez de Delaware se apresentar na posição seguinte.
Numa votação que teve algumas surpresas, com votos a favor do lado conservador, os legisladores aprovaram a alteração da lei com uma votação de 23 a favor e 18 contra.
O processo foi interrompido por apoiantes e grupos LGBT que aplaudiram efosivamente o resultado da votação que reconhece o direito ao casamento civil por parte de gays e lésbicas.
Por outro lado os opositores, onde se inclui lideres religiosos, já argumentaram que o casamento de pessoas do mesmo sexo, não só "redefine" o casamento com o "destroi" uma instituição centernária responsável pela construção da sociedade.
O projeto lei agora aprovado prevê ainda que as uniões civis existentes serão convertidas em casamento civil durante o proximo ano.
Delaware já fez saber que, tendo em conta a lei anti-discriminação com base na orientação sexual, os empresários que recusarem prestar serviços de casamento a casais do mesmo sexo alegando razões de consciência serão alvo de reclamações por discriminação podendo mesmo serem alvo de processo judicial.
Delaware tem como vizinhos nesta alteração legislativa o Estado de Maryland e o Distrito de Columbia. Mais de 50 milhões de cidadãos dos EUA vivem em estados com igualdade no casamento.